quarta-feira, 3 de novembro de 2010

EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM SALA DE AULA COM A REALIZAÇÃO DO “PROJETO CIVISMO” ENVOLVENDO O USO DE TECNOLOGIAS


O “Projeto Civismo” realizado no ano 2000 em duas turmas de 7ª e 8ª séries (2º segmento) de Educação de Jovens e Adultos - EJA no Colégio Estadual Ernesto Barros no município de Colinas do Tocantins teve resultados exitosos.
Na época trabalhava como docente onde ministrava a disciplina de história e educação artística nessas turmas e percebi a necessidade de resgatar o civismo naqueles alunos. Eles gostaram muito da idéia e ficaram encantados quando apresentei o projeto para eles. Surpreendi-me com a turma, pois uma boa parte deles eram introvertidos e pouco participavam das atividades propostas.
Dessa forma, quando enfoquei as atividades a serem trabalhadas fiquei empolgada com a receptividade dos educandos. As ações executadas foram as seguintes: pesquisar os Símbolos Nacionais brasileiros que têm sido esquecidos pelo povo (desenhar no paint os símbolos e confeccionar cartazes com desenhos manuais e/ou colagens e expor na sala de aula e no mural da escola). Para alegrar as aulas, a turma cantou várias vezes o hino: “Deus salve a minha Pátria” da cantora gospel Denise.
O objetivo desse trabalho era combater com a evidente desvalorização, descaracterização e inobservância da norma que estabelece a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais.
Alguns nem conheciam os símbolos na sua íntegra; a outra ação era que conhecessem a letra, música e autores do hino nacional brasileiro, pois posteriormente foram para as principais ruas da cidade com filmadora, microfone e câmera fotográfica. Os que cantassem o hino sem nenhum erro ganhavam uma caixa de chocolate como premiação (as caixas de chocolates foram patrocinadas por professores da escola). Tínhamos seis caixas, mas não foram todas utilizadas, pois pouquíssimas pessoas conseguiram realizar essa atividade sem nenhum erro. Quem lucrou foi os corajosos e dedicados alunos que cantaram corretamente em plena Praça 7 de Setembro o hino nacional.
O câmera foi um soldado militar (na época ele fazia filmagens de eventos na cidade e era um sucesso) esposo de uma professora que trabalha até hoje na escola supramencionada e um ótimo amigo. Até hoje ele presta serviço voluntário para a esta escola e tem contribuído de uma forma significativa.
Nesse contexto, a escola se mobilizou e não teve nenhuma turma em nenhum turno que não foi contemplado com projetos com este tema. A escola até foi reconhecida e recebeu prêmios.
A tecnologia desde sempre teve uma contribuição relevante como podemos observar nas atividades desenvolvidas neste projeto. Essas coisas de filmar, fotografar, se ver depois no vídeo - agora é DVD! Chama muito a atenção dos alunos e estimula a aprendizagem, principalmente nos jovens e adultos. Boa parte deles vivenciou pela primeira vez esse contato direto com a tecnologia. Além disso, os alunos também fizeram atividades alusivas ao projeto no “Laboratório de Informática” (primeiro laboratório de informática implantado no município foi nesta escola) como digitar no Word o hino nacional visando a memorização e escrita correta de sua letra, bem como praticar digitação de textos no computador.
Portanto, efetivar este trabalho foi muito gratificante, pois oportunizou a todos os envolvidos a analisar e resgatar o civismo no Brasil, bem como utilizar e valorizar os símbolos nacionais de forma adequada nas cerimônias sociais e até mesmo fazer com que cada pessoa cidadão que é possua amor e orgulho de sua pátria, pois este resgate propicia a preservação deste legado cultural nas gerações futuras e um país mais alegre e feliz.


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