quarta-feira, 3 de novembro de 2010

ESTRUTURA DA AULA PARA O PORTAL DO PROFESSOR

Autores: Cleidiomar R. Oliveira; Joana D’Arc. M. Ribeiro; Josefa Santos Borges; Juarês Alencar; Nivadalva Maria de J. Noleto; Roseli Gomes O. Pires; Simone Alencar Pacheco e Sônia Maria Ribeiro Paz.

Localidade: Pau D’Arco -TO
Instituição: Escola Municipal Domingas Ribeiro

TEMA DA AULA: PLANO DE INTERVENÇÃO

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental – 2º ao 5ºano. Disciplina(s) Língua Portuguesa Leitura e Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
 Incentivar, ampliar e despertar nos alunos o gosto pela leitura e escrita;
 Desenvolver o hábito da leitura através dos diversos recursos disponíveis na escola: vídeo, filmes, revistas, jornais, panfletos, receitas, gibis, livros de literatura infanto-juvenil e internet;
 Realizar pesquisa no dicionário ou internet sempre que surgirem dúvidas sobre o significado ou a escrita ortográfica das palavras;
 Organizar textos fatiados dando sentido lógico ao texto;
 Produzir textos diversos utilizando recursos como: Reconto de textos lidos, textos com os parágrafos embaralhados, gincanas de leitura, montagem e produção de textos diversos;
 Pontuar os textos alterando-lhes o significado;
 Reescrever textos produzidos, utilizando a pontuação necessária;
 Ditado e reescrita de textos diversos utilizando o dicionário ou a análise do texto original.
 Apropriar-se do uso dos novos recursos tecnológicos utilizando os links para fazer a leitura digital e pesquisas na internet;
 Montar painel;

Duração das atividades 2 meses

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos: de leitura, de escrita, de tecnologia e do acervo bibliográfico.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: O professor deverá separar o material antecipadamente antes de apresentar aos alunos. Visitar a biblioteca da escola para a escolha dos livros, filmes que serão utilizados durante a execução do projeto;

2º Momento: O professor trabalhará com os alunos no Laboratório de Informática estimulando a criatividade dos alunos a apropriar – se dos novos recursos tecnológicos utilizando os links para fazer a leitura digital e pesquisa na internet através de aula expositiva para demonstrar os vários tipos de textos impressos e on line tais como: vídeo, filmes, revistas, jornais, panfletos, receitas, gibis, livros de literatura infanto-juvenil e internet:

http://www.youtube.com/watch?v=1i7p0vTGcBk, http://videos.sapo.mz/KzYlZeJdkZPeK8ueaNsW
http://www.gibiraro.com.br/
http://www.reporternet.jor.br/centenas-de-gibis-gratis/
http://www.culinaria-receitas.com.br/
http://www.nataltrip.com/receitas/
http://receitasremediosnaturais.com/
http://www.amigosdolivro.com.br/materias.php?cd_secao=350&codant
http://www.jornaisdehoje.com.br/
http://lwww.jornaldotocantins.com/
http://veja.abril.com.br/

3º Momento: No laboratório o (a) professor (a) irá colocar os programas Microsoft Office Word, PowerPoint e Internet a disposição dos alunos para pesquisar, interpretar, criar e recriar as histórias e filmes;

4º Momento: Na sala de aula o (a) professor (a) apresentará textos fatiados aos alunos, auxiliando na organização dos textos;

5° Momento O (a) professor (a) auxiliará os alunos na montagem do painel para divulgar os trabalhos realizados.
Recursos Complementares

Computador, site, data show, televisão, dvd, pincel, lápis de cor, livros, filmes, revistas, jornais e gibis.

Avaliação

A avaliação será feita de forma continua, acompanhando o desenvolvimento dos alunos, intervindo e esclarecendo a forma de escrita e leitura correta quando for necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário