quarta-feira, 8 de junho de 2011

PROGRAMA PROJOVEM CAMPO - SABERES DA TERRA - Conhecendo um pouco de sua história...

O Programa Projovem Campo - Saberes da Terra iniciou em 2005, vinculado ao Ministério da Educação pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) com a meta de escolarização de 5.000 jovens agricultores/as de diferentes estados e regiões do Brasil. Na Região Norte participam do programa, Pará, Tocantins e Rondônia.
Oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental e visa ampliar o acesso e a qualidade da educação a essa parcela da população historicamente excluídas do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territoriais e produtivas dos povos do campo.
Implementado em 2005, a ação que se denominava Saberes da Terra integrou-se dois anos depois ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), cuja gestão é da Secretaria Nacional de Juventude. O Projovem possui outras três modalidades, Adolescente, Trabalhador e Urbano.
A Metodologia desenvolvida é através da metodologia da alternância e de currículo em rede entre áreas de conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Agrária, pelo compartilhamento do conhecimento entre os três professores das áreas, o educador profissional/técnico das ciências agrárias e os alunos, projetos e ações que promovem a sustentabilidade.
Parcerias - Ministério de Educação/MEC, órgão financiador do Programa, Secretaria Estadual da Educação e Cultura/SEDUC órgão responsável pela proposição das turmas, acompanhamento, avaliação, finanças, dentre outras questões relativas ao programa, Fundação Universidade do Tocantins/UNITINS responsável pela formação inicial e continuada dos educadores e a Escola Agrotécnica Federal de Araguatins - EAFA responsável pelo acompanhamento do desempenho dos educandos juntamente com os Coordenadores de turma da SEDUC/DRE e pela certificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário