segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Publicação no site da SEDUC no dia 17/ 02/ 2011 - Fiquei feliz!!!


Professora de Colinas tem vídeo aula publicada no Portal do Professor

Escrito por Ascom Seduc
Qui, 17 de Fevereiro de 2011 11:16


Simone Alencar Rodrigues Pacheco é formada em pedagogia, pela Universidade Federal do Tocantins. Professora há 16 anos, atualmente trabalha na Diretoria Regional de Ensino de Colinas. Enquanto participava do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (Tecnologia, Informação e Comunicação), realizado no fim do ano passado pela Seduc, ela criou uma vídeo aula criativa que acabou sendo escolhida e publicada, sem nenhuma alteração, pelo Portal do Professor do Ministério da Educação.
“Fiquei muito feliz. Às vezes nós duvidamos da nossa própria capacidade, mas podemos nos superar e fazer o melhor sempre. Fiquei super motivada!”, comemorou a professora. O vídeo pode ser aplicado por outros educadores aos alunos das séries finais do Ensino Fundamental, na disciplina de língua portuguesa. A aplicação se dá através de duas aulas presenciais e quarenta horas aulas para pesquisa da vida e da obra do autor cordelista em questão. No vídeo ilustrativo de Simone, quem colabora é o cordelista Juarez Pereira Alencar, também da cidade de Colinas.
“Os alunos possuem habilidades na escrita e na leitura, no entanto, apresentam algumas deficiências que são necessárias serem trabalhadas e aprimoradas para desenvolver seus talentos na área da comunicação oral e escrita”, explicou a professora.
Dados da AulaSegundo o Portal do Professor, com a aplicação da aula da professora Simone, o aluno poderá aprender a aprimorar a fala em situação de comunicação oral formal; a participar de uma situação de comunicação oral formal; a reconhecer algumas das características e funções de uma entrevista; e a ampliar sua capacidade de ler entrevistas.
A vídeo aula é dividida em duas partes, que ensinam na prática a elaboração e execução de uma entrevista jornalística. Na primeira, a partir das informações disponíveis sobre o artista Juarês Alencar, os alunos são incentivados a aprofundar o conhecimento que se tem sobre a vida e obra do artista. A classe é dividida em blocos e todos se envolvem na preparação, nos ensaios e na execução da entrevista.
“Os alunos serão avaliados durante todo o desenvolvimento das atividades observando o seu interesse e a sua participação individual e coletiva. Serão utilizados ainda instrumentos de avaliação específicos como fichas e relatórios. Após a realização da entrevista é importante reunir com a classe para que todos possam manifestar suas impressões e falar sobre o que acharam da entrevista. Nessa ocasião é muito importante que o professor retome todo o processo, pontuando os avanços e as aprendizagens de destaque. Pontuar as dificuldades é necessário para serem corrigidas nas próximas ações. Vale ressaltar que uma boa entrevista depende da capacidade de interação do entrevistador com o entrevistado e de seu conhecimento sobre o assunto”, finalizou a professora Simone Alencar.

Confira a vídeo aula no link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário