sexta-feira, 30 de abril de 2010

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ



É importante ressaltar que educar é colaborar para que professores e alunos, ou seja, todas as pessoas - nas escolas, organizações e ambientes formais e não formais - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar o ser humano na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornarem-se cidadãos realizados e produtivos.
Nesse sentido, vivemos na sociedade da informação onde todos estão reaprendendo a conhecer, a comunicar-se, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social. Uma mudança qualitativa no processo de ensino e aprendizagem acontece quando conseguimos integrar dentro de uma visão inovadora todas as tecnologias: as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais, lúdicas e corporais.
Passamos rapidamente do livro para a televisão e vídeo e destes para o computador e a Internet, sem aprender e explorar todas as possibilidades de cada meio.
Dessa forma, somos eternos aprendizes, pois os avanços são assustadores, mas principalmente na área tecnológica. E nesse momento estar frequentemente participando de estudos continuados torna-se uma necessidade que satisfaz e atende as exigências do mundo globalizado e tecnológico. É através do conhecimento que usufruímos o que nos é oferecido com mais propriedade e assim estamos mais preparados para as situações inovadoras que requerem de nós habilidades diversas e dinâmicas no ambiente escolar e social.
A tecnologia é uma grande ferramenta na educação, pois trás uma infinidade de recursos relevantes a favor do ensino e da aprendizagem. São meios atrativos onde quase todos os sujeitos conhecem ou desejam conhecer com muita intensidade as suas ferramentas, as suas utilidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário